HOSPITAL REGIONAL GRATUITO E COM ATENDIMENTO DE QUALIDADE

O governador Geraldo Alckmin entregou nesta segunda-feira (2 de abril) o novo Hospital Regional de São José dos Campos, construído por meio de modelo de PPP (Parceria Público-Privada). O complexo é voltado ao atendimento de média e alta complexidade, principalmente nas especialidades de traumatologia, ortopedia, neurologia e cardiologia.

Durante o evento, Alckmin destacou o novo modelo para construção e operação do hospital. “Quero destacar, aqui, o trabalho inovador. É a primeira PPP no setor hospitalar, onde o parceiro privado constrói, equipa e opera a bata cinza, que é toda a parte não médica, por 20 anos, e o Estado continua prestando todo o atendimento médico à população”, explicou o governador.

A nova unidade oferece 180 leitos, dos quais 40 de UTI, e oito salas cirúrgicas, além de serviço de apoio diagnóstico por imagem, endoscopia e terapia. O hospital tem 33 mil m² de área construída e possui alto nível de resolução e grande capacidade de atenção às urgências. O atendimento será voltado a pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

O Hospital Regional de São José dos Campos será responsável pela geração de cerca de 1.700 novos empregos na região. Quando estiver funcionando em plena capacidade, a unidade vai oferecer, por ano, 10 mil internações, 5 mil cirurgias, 3 mil consultas e realizar 20 mil exames. Como toda nova unidade de saúde, os serviços são ativados gradativamente, por etapas.

PARCERIA – Em seu discurso, o deputado Eduardo Cury (PSDB) ressaltou a qualidade da obra e dos equipamentos médicos e destacou que a construção só foi possível graças à parceria com o governador Geraldo Alckmin. “Lá atrás, constatamos que São José era a única região metropolitana do Estado que não tinha um hospital regional. Levamos esse pedido ao governador, que prontamente compreendeu e deu sinal verde para a obra”, disse Cury.

O terreno, localizado no Parque Industrial, foi doado para a construção ainda na gestão de Cury como prefeito, em agosto de 2012.

Para o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Uip, o novo hospital será de grande importância para ampliar a assistência hospitalar aos moradores da região. “Sem dúvida, uma grande conquista para a saúde pública e para a população local, reforçando a assistência hospitalar aos usuários da rede pública de saúde”, afirma Uip.

Dos R$ 217 milhões investidos no novo hospital regional, 60% foram provenientes do governo do Estado, via empréstimo do BNDES, e 40% provenientes da Inova Saúde, empresa do grupo Construcap, parceiro privado. O Hospital Estadual de São José dos Campos está localizado entre a Rua Icatu e a Avenida Goiânia, no bairro do Parque Industrial, zona sul da cidade.

Modelo PPP – O modelo de PPP prevê que a empresa parceira explore os serviços administrativos do hospital, tais como limpeza, segurança e lavanderia, por exemplo.

Já os serviços assistenciais, ou seja, tudo o que é ligado à assistência ao paciente, como consultas, cirurgias e tratamentos, ficará a cargo do Instituto Sócrates Guanaes, uma Organização Social de Saúde, sem fins lucrativos, por meio de contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado da Saúde.