Sobre Eduardo Cury

Eduardo Cury se consolidou como uma das principais referências e lideranças da nova política em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados. Ele é atualmente é um dos parlamentares da nova geração com mais destaque e respaldo popular em razão de sua postura ética e corajosa frente à situação do País.

Desde o início do mandato, Cury vem votando de forma coerente e de acordo com o que sempre defendeu na política: transparência e honestidade. Foi assim no afastamento de Dilma, na cassação de Eduardo Cunha e mais recentemente no prosseguimento das investigações contra o presidente Temer.

Quando apareceram as primeiras denúncias contra políticos do PSDB, como o senador Aécio Neves, Eduardo Cury foi um dos primeiros deputados do partido a pedir seu afastamento.

Cury também votou contra todos os projetos que aumentaram impostos e foi a favor das propostas de resgate da ética e da moralidade, como as votações das 10 Medidas Contra a Corrupção.

Eduardo Pedrosa Cury nasceu em São José dos Campos em 19 de setembro de 1963. Filho de Eduardo Cury e de dona Maria Neusa Pedrosa Cury. Ambos, filhos de imigrantes libaneses e mineiros que vieram para São José dos Campos em busca de oportunidades.

Cury trabalhou desde cedo no comércio dos pais, na região central de São José, e ao mesmo tempo dedicou-se aos estudos. Formou-se em Engenharia Industrial Mecânica em 1986.

Eduardo Cury iniciou sua militância política no PSDB em 1988, ano da fundação do partido, quando conheceu Emanuel Fernandes. Juntos, iniciaram um projeto de renovação das práticas políticas.

Em 1997, com o início do primeiro mandato do prefeito Emanuel Fernandes, foi convidado para fazer parte da equipe de secretários municipais. Versátil, passou por várias pastas como Chefia de Gabinete,Transportes e Secretaria de Governo.

Ao mesmo tempo, ao lado de Rosana Dalla Torre, Eduardo Cuy formou uma bela família, com as filhas Giovana, Lorena e Luíza.

 

 

Eduardo Cury iniciou sua vida pública com um cargo eletivo em 1º de janeiro de 2005, quando assumiu o primeiro mandato como prefeito de São José dos Campos. Nas eleições de outubro de 2004, Cury venceu em primeiro turno com 179.705 votos.

Em outubro de 2008, Eduardo Cury se reelegeu para o segundo mandato como prefeito de São José dos Campos vencendo as eleições ainda no primeiro turno. Cury obteve a maior votação de um prefeito na história de São José. Foram 187.930 votos.

 

Em suas gestões como prefeito implementou avanços importantes em áreas como Educação, Saúde, Segurança e Atenção ao Idoso. Cury também foi o responsável pela criação do Parque Tecnológico, o mais avançado do Brasil. Em 2009, Cury recebeu, em Moscou, o Prêmio Internacional Príncipe Michael de Kent de Segurança Viária, o mais prestigiado título do mundo no tema.

Eduardo Cury é o único prefeito do Brasil que recebeu por três vezes o maior Prêmio dedicado a avaliar a Gestão Municipal: o Prêmio Prefeito Empreendedor, concedido pelo Sebrae Nacional.


Deixou a prefeitura em 2012 com mais de 70% de aprovação popular.
Em 5 de outubro de 2014 foi eleito deputado federal com 185.638 votos. Cury foi o mais votado no Estado entre os eleitos de primeiro mandato e o 12º mais votado em São Paulo no ranking geral.

Na Câmara dos Deputados, integra as Comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, Finanças e Tributação e Relações Exteriores e de Defesa Nacional.

 

A atuação destacada de Eduardo Cury na Câmara faz com ele tenha o reconhecimento popular e também de integrantes do Congresso e do seu partido.